Дървен материал от www.emsien3.com

The best bookmaker bet365

The best bookmaker bet365

Menu
RSS
Cleide

Cleide

Canoa Quebrada: há sempre um motivo para voltar

1a1.1290615A relação de amor de cearenses e turistas com Canoa Quebrada não é de hoje. Além da magia que até quem a conhece não consegue traduzir, a praia, com visual de areias vermelhas, destaca-se pelos passeios de buggy, jangadas, sandboarding e quadriciclos. Famosa ainda pelas noites animadas - com pessoas de vários lugares do planeta e os mais diversos estilos musicais -, possui infraestrutura gastronômica e de hospedagem para todos os gostos e bolsos. E é na Broadway, a rua principal, onde se concentra o que há de melhor em bares, restaurantes, lojas e cultura local. E se por tudo isso você foi, voltou e até perdeu as contas de quantas vezes já andou por lá, pode começar a planejar a próxima visita.

Escola do CE conquista Prêmio Jovem Cientista

1A1.1298226Reconhecida pelo forte incentivo à pesquisa e à inovação no Ceará, a Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, de Fortaleza, foi uma das grandes vencedoras do 28º Prêmio Jovem Cientista, iniciativa nacional que gratifica as melhores produções científicas do Brasil. Com trabalhos na área de Segurança Alimentar, tema eleito para esta edição do concurso, o colégio, fundado há 58 anos na Capital, conquistou primeiro o lugar na categoria Mérito Institucional, destacando-se pela quantidade de projetos inscritos na competição. Ao todo, concorreram na premiação 32 artigos, abordando assuntos que vão da reutilização da merenda escolar à agricultura orgânica.


 

Na manhã de ontem, representantes da instituição estiveram em Brasília para o anúncio dos ganhadores. A premiação é realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Além de Mérito Institucional, são honrados os melhores trabalhos nas categorias Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Científico. Neste ano, 1.920 projetos foram inscritos.

Produções

Elizabeth Chagas Gomes, diretora da Escola, afirma que as dezenas de produções envolveram cerca de 90 alunos do ensino médio. Dentre o material, está o estudo sobre reaproveitamento das refeições servidas diariamente na instituição por meio de processos de compostagem. Os alimentos são convertidos em adubo, que é utilizado na horta sustentável mantida pelo colégio.

Outro projeto centrado na segurança alimentar e nutricional e potencializado pela escola é a criação do chamado "Seed Defense", um biofilme protetor planejado para envolver sementes de feijão e milho, protegendo-as contra possíveis patógenos sem interferir em sua germinação.

Segundo Elizabeth, o prêmio é a consolidação dos esforços da direção e do corpo docente da instituição para fomentar a educação científica entre os alunos. Desde 2008, quando passou a seguir o modelo da formação profissional, o colégio tem como um dos pilares o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. Parte da carga horária dos mais de 500 alunos é dedicada exclusivamente à iniciação científica. Em paralelo, são realizados eventos que incentivam a produção e dão visibilidade aos projetos.

"Todos os anos promovemos uma feira de iniciação científica e cultural. Os estudantes recebem aulas sobre normas técnicas, fazem o esboço do projeto a partir da problemática e, junto com os professores orientadores, conseguem elaborar uma solução", explica a diretora.

Durante a premiação, o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, parabenizou a escola e citou Fortaleza como uma cidade que "vem se destacando na inserção da Ciência desde o ensino fundamental". "A Escola de Educação Profissional Joaquim Nogueira é uma instituição que está formando talentos", disse.

O coordenador pedagógico Pedro Alves, representante da escola na cerimônia, afirmou que a conquista dará visibilidade aos estudantes e funcionará como estímulo para aprimoramento constante.

Estado libera R$ 60 mi para Saúde

1a1.1298269O governador Camilo Santana garantiu, ontem, que atitudes emergenciais já foram adotadas para tentar minimizar a crise na Saúde. Dentre as iniciativas apresentadas pelo gestor, está a contratação de leitos de retaguarda, além da a autorização de uma verba no total de R$ 60 milhões para custear despesas de emergência nas unidades nos próximos três meses.

Além disso, em no máximo 90 dias, o Governo do Estado, junto a entidades de profissionais da área da Saúde, deverão ter um diagnóstico da situação da rede estadual e apresentarão quais as medidas serão adotadas a médio e longo prazo para sanar as precariedades. 


 

As informações foram divulgadas nessa quinta-feira (21), durante uma reunião entre o governador Camilo Santana e representares do Sindicato dos Médicos do Ceará, do Conselho Regional de Medicina, da Associação Médica Cearense (AMC) e do Conselho Regional de Odontologia.

O encontro ocorreu a portas fechadas no Palácio da Abolição e durou cerca de 2h30.O governador apresentou às entidades dados referentes ao financiamento da Saúde no Estado do Ceará, nos últimos anos, e as solicitações feitas por ele à presidente Dilma Rousseff, na reunião de quarta-feira (20). As entidades expuseram algumas reivindicações.

Comitê

Camilo reafirmou que ele coordenará o Comitê da Saúde, que além do poder público, incluirá os profissionais da área. A forma como o comitê irá funcionar ainda está sendo avaliada, no entanto, o prazo para a definição das ações a serem executadas nos próximos meses e anos já foi determinado. "Não quero tomar nenhuma decisão sem esse diagnóstico", explicou. Um representante do Ministério da Saúde deverá acompanhar as discussões.

De acordo com informações do secretário de Saúde em exercício, Henrique Javi, hoje, o Estado tem pactuado 237 leitos na rede complementar e está finalizando o convênio de mais 150. A contratação de uma consultoria externa também foi encaminhada pelo governador Camilo Santana. De acordo com ele, o mecanismo, financiado com recurso do Banco Mundial, fará um diagnóstico amplo sobre a Saúde no Estado do Ceará.

O secretário estadual Henrique Javi que especificou que a consultoria deverá nortear o enquadramento da pasta da Saúde dentro de um projeto chamado "Ceará Saudável", a ser composto também por outras secretarias, como a de Educação e Segurança Pública. A consultoria, que já foi iniciada, terá duração de 18 meses. Além disso, segundo Javi, "o estudo irá melhorar a gestão dos leitos".

Após a reunião com as entidades médicas, Camilo Santana também reconheceu que, "é preciso melhorar a gestão interna dos hospitais para diminuir desperdícios". Uma das possibilidades cogitadas é a criação de uma Central de Compra de Medicamentos já que, hoje, cada unidade realiza suas aquisições. "Quando fui ao HGF (Hospital Geral de Fortaleza), tínhamos 12 milhões de medicamentos em estoque e faltavam outros itens, e isso é gestão", afirmou o governador do Ceará.

 

Thatiany Nascimento

Repórter

 

Jogos do Ceará e do Fortaleza pelo Brasileirão sofrem modificações

1a1.1297597A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu, na última terça-feira (19), por alterar o horário de uma partida do Ceará pela Série B do Campeonato Brasileiro e o estádio que receberá 2 jogos do Fortaleza pela Série C.

Náutico x Ceará, pela 5ª rodada, a ser disputado no dia 2 de junho, na Arena Pernambuco, passou de 22h para 19h30, para "viabilizar mobilidade dos torcedores, tendo em vista que o horário de funcionamento do metrô local termina às 23:00h", segundo a entidade.

Assinar este feed RSS